Competencias para la Empleabilidad de los Futuros Maestros de Educación PrimariaUna Mirada a su Proceso de Inserción Socio-laboral

  1. González Lorente, Cristina
  2. Rebollo Quintela, Nuria
Revista:
RIDU

ISSN: 2223-2516

Ano de publicación: 2018

Volume: 12

Número: 2

Páxinas: 114-131

Tipo: Artigo

DOI: 10.19083/RIDU.2018.730 DIALNET GOOGLE SCHOLAR lock_openDialnet editor

Outras publicacións en: RIDU

Resumo

Na sociedade do aprendizado, um dos desafios para os professores em formação é a necessidade de definir e desenvolver um conjunto de competências profissionais em sua formação inicial, essenciais na sua inserção posterior no mercado de trabalho. Neste estudo, teve-se como objetivo aprofundar nas competências para a empregabilidade desenvolvidas por estudantes do curso de Ensino Básico, a relevância conferida para seu processo de inserção social e no trabalho, assim como sua percepção global para enfrentá-lo. Realizou-se um estudo entre universidades com um total de 210 estudantes do último curso na Universidade de Múrcia e a Universidade da Corunha, ambas espanholas. O levantamento de informação foi realizado a partir do Questionário de Orientação e Inserção no Trabalho, validado previamente. Os resultados mostraram poucas diferenças entre as valorações dos estudantes de ambas as universidades, que coincidem em apontar uma maior relevância das competências diante do nível de desenvolvimento na sala de aula. Em definitiva, o foco deve-se dirigir a unir esforços no estado espanhol para a formação inicial de professores de ensino básico, para que possam adquirir um conjunto de competências que lhes facilitem, além de sua incursão no mundo do trabalho, sua melhora contínua e atualização no exercício de seu desenvolvimento profissional, social e pessoal.

Referencias bibliográficas

  • Alonso- Martín, P., Aguilera-García, J. L., Canalejo-Raya, A., Córdoba-García, F. Cruz-Díaz, R., Gil Hernández, S.,… Torronteras-Santiago, R. (2011). Las competencias en el currículum universitario y sus implicaciones para diseñar el aprendizaje y la formación del profesorado. En J.J. Maquilón Sánchez, M.P. García Sanz & M.L. Belmonte Almagro (Eds.), Innovación educativa en la enseñanza formal (pp. 755-763). Murcia: Asociación Universitaria de Formación del Profesorado.
  • Baelo, R. & Arias, A.R. (2011). La formación de maestros en España, de la teoría a la práctica. Tendencias pedagógicas, 18,105-131. Recuperado de https://goo.gl/C4kv1L
  • Bozu, Z. & Aránega Español, S. (2017). La formación inicial de maestros y maestras a debate: ¿qué nos dicen sus protagonistas? Profesorado. Revista de currículum y formación del profesorado, 21 (1), 143-163. Recuperado de https://goo.gl/Xnku6m
  • Contreras, M. (2014). Formación universitaria e inserción laboral. El caso de los graduados por la Escuela Universitaria de Magisterio “Sagrada Familia” de Úbeda (Jaén). Revista Electrónica de Investigación y Docencia, 8, 73-92. Recuperado de https://goo.gl/8LxgKZ
  • Grover, V. K. (2015). Identification of best practices in transfer of training in teacher education as perceived by teacher educators. International Journal of Applied Research, 1(7), 204-209. Recuperado de https://goo.gl/8gowhC
  • Hernández, R., Fernández, C., & Baptista, P. (2007). Metodología de investigación (4a ed.). México: McGraw-Hill.
  • Helyer, R., & Lee, D. (2014). The role of work experience in the future employability of higher education graduates. Higher Education Quarterly, 68(3), 348-372. doi: http://dx.doi.org/10.1111/hequ.12055
  • Herraiz, F. (2015). Entre la Formación Inicial en la Universidad y la vida laboral en la Escuela de maestros y maestras noveles. Reflexionando en torno a identidades docentes y sus aprendizajes. Profesorado. Revista de Currículum y Formación del Profesorado, 19(2), 203-2014. Recuperado de https://goo.gl/mcBBUw
  • Hudson, B., Zgaga, P., & Astrand, B. (Eds.) (2010). Advancing quality cultures for teacher education in Europe: Tensions and opportunities. Sweden: Umea School of Education, University of Umea.
  • Lluch Molins, L., Fernández-Ferrer, M., Pons Seguí, L. & Cano García, E. (2017). Competencias profesionales de los egresados universitarios: estudio de casos en cuatro titulaciones. Revista Qurriculum, 30, 49-64. Recuperado de https://riull.ull.es/xmlui/handle/915/6135
  • Martínez Clares, P., & González Lorente, C. (2018). Validez de contenido y consistencia interna de un cuestionario sobre el proceso de inserción socio-laboral desde la mirada del universitario. Revista Complutense de Educación, 29(3), 33-50. doi: http://dx.doi.org/10.5209/RCED.53721
  • MEC (2006). Propuesta Directrices para la elaboración de títulos universitarios de grado y master. Recuperado de http://firgoa.usc.es/drupal/files/directrices.pdf
  • Medina, J.L., & Pérez Cabrera, M.J. (2017). La construcción del conocimiento en el proceso de aprender a ser profesor: la visión de los protagonistas. Profesorado. Revista de Currículum y Formación del Profesorado, 21(1), 17-38. Recuperado de https://goo.gl/iD1Pr2
  • Mendoza, M., & Covarrubias, C.G. (2014). Competencias profesionales movilizadas en el prácticum: percepciones del estudiantado del grado de maestro en educación primaria. Revista Actualidades Investigativas en Educación, 14(3), 1-24. doi: http://dx.doi.org/10.15517/AIE.V14I3.16089
  • Muñoz Cantero, J.M, Rebollo-Quintela, N. & Espiñeira-Bellón, E.M. (2014). Percepción de competencias en el EEES: análisis en el Grado de Educación Primaria. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 17 (3), 123-139. doi: http://dx.doi.org/10.6018/reifop.17.3.204091
  • Pineda, P., Agud, I., & Ciraso, A. (2016). Factores que intervienen en la inserción laboral de los titulados en Educación en tiempos de crisis. Revista de educación, 372(4-6), 141-168. doi: http://10.4438/1988-592X-RE-2015-372-318
  • Prats, E. (2016). La formación inicial docente entre profesionalismo y vías alternativas: mirada internacional. Bordón. Revista de Pedagogía, 68 (2), 19-33. doi: https://doi.org/10.13042/Bordon.2016.68202
  • Rodríguez-Gómez, D., Armengol, C., & Meneses, J. (2017). La adquisición de las competencias profesionales a través de las prácticas curriculares de la formación inicial de maestros. Revista de Educación, 376, 229-251. doi: http://dx.doi.org/10.4438/1988-592X-RE-2017-376-350
  • Rosales, C. (2013). Competencias específicas curriculares que ha de adquirir el estudiante del título de grado de maestro. Profesorado. Revista de currículum y formación del profesorado, 17(3), 73-90. Recuperado de https://goo.gl/WHwWHv
  • Stiwne, E., & Alves, M. (2010). Higher education and employability of graduates: Will Bologna make a difference? European Educational Research Journal, 9(1), 2-44. doi: https://doi.org/10.2304/eerj.2010.9.1.32