Aportaciones del proyecto intergeneracional universitario en tiempos de pandemia. Una innovación educativa
- 1 Universidad de Murcia (España)
ISSN: 1695-288X
Año de publicación: 2023
Volumen: 22
Número: 1
Páginas: 41-56
Tipo: Artículo
Otras publicaciones en: RELATEC: Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa
Resumen
A situação do COVID-19 naturalizou a irrupção de novas práticas de ensino, e a utilização de tecnologias educativas, num contexto de transformação da participação dos seniores. O objetivo do trabalho consiste na avaliação de uma experiência intergeracional ocorrida na pandemia por meio do uso de novas tecnologias. Realizou-se um estudo exploratório descritivo utilizando como instrumento um questionário, elaborado ad hoc, com questões abertas e fechadas, com o objetivo de avaliar através da opinião de 108 participantes, uma experiência intergeracional virtual entre alunos do curso de licenciatura em educação social e pessoas mais velhos que os centros sociais, conhecer suas necessidades e oferecer um recurso incorporado da sala de aula. Na análise dos dados obtidos, fica evidente a reconsideração do conceito e da prática tradicional de educação com idosos, postulando-se como necessária a ampliação da base de conhecimento dos futuros profissionais da educação social. Não é apenas uma diferença teórica. Esta situação está a ter impacto nas políticas, mas também na forma como são satisfeitas as necessidades educativas e culturais dos idosos, que estão claramente a ser diminuídas devido ao coronavírus.
Referencias bibliográficas
- Arellano, A. (2005). La educación en tiempos débiles e inciertos. Venezuela: Anthropos
- Bauman, Z. (2017). Tiempos líquidos. Madrid: Tusquets Editores.
- Barbeito, L. B. e Iglesias, A. I. (2020). Democracias en cuarentena.Respuestas políticas a COVID-19 y el futuro de la democracia. RES. Revista Española de Sociología, 29(3), 703-714. http://orcid.org/0000-0002-1951-0460
- Bardin, L. (1991). El análisis de contenido. Madrid: Akal.
- Barrio, J. M. (2013). La innovación educativa pendiente. Formar personas. Barcelona: Erasmus
- Bedmar, M. y Montero, I. (2017). La educación en personas mayores. En N. Martínez y M. Bedmar (Edit.), Personas mayores y educación social. Teoría e intervención (pp.135-164). Granada: Universidad de Granada.
- Bjursell, C. (2019). Inclusion in education later in life. Why older adults engage in education activities. European Journal for Research on the Education and Learning of Adults, 10(3), 215-230. https://doi.org/10.3384/rela.2000-7426.rela20192
- Campo, P., Cancela, J. M., Machado, I. y Rodríguez, G. (2021). Realidad Virtual Inmersiva en personas mayores. Estudio de casos (Immersive Virtual Reality in older people: a case study). Retos, 39, 1001-1005. https://doi.org/10.47197/retos.v0i39.78195
- Canedo, A., García, J. N. y Pacheco, D. I. (2019). Acción conjunta intergeneracional. Descripción de variables intervinientes. INFAD, 2, 143-148. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2019.n1.v3.1458.
- Cantos, M. (2019). Hacia otras formas de envejecer. Estereotipos y realidades de la vejez en España. Tesis doctoral. Universidad Complutense de Madrid. Recuperado de https://eprints.ucm.es/id/eprint/51278/
- Domènech-Abella, J., Díaz-Cofine, S., Rubio-Valera, M. y Aznar-Lou, I. (2022). Evaluación pre-post de un programa intergeneracional para mejorar el bienestar en personas mayores y los estereotipos edadistas en alumnos de primaria y secundaria. Proyecto CRENCO. Revista Española de Geriatría y Gerontología, 57, (3)161-167. https://doi.org/10.1016/j.regg.2022.04.005
- Echeverría, M. G. (2005). Análisis cualitativo por categorías. Santiago de Chile: Universidad Academia de Humanismo Cristiano.
- Escudero, J. M. (2006). El espacio europeo de educación superior ¿Será la hora de la renovación pedagógica de la Universidad?. Murcia: Minor
- Glee, A., Burr, B.R, Sears, K., Powers, M., Atkins, L., Holmes, T., Kambour, T. & Kuns, J.B (2018). Generations learning together: pilot study for a multigenerational program. Journal of Intergenerational. Relationships, 16 (3), 243- 255. https://doi.org/10.1080/15350770.2018.1477402
- Gutiérrez, M. y Mayordomo, T. (2019). Edadismo en la escuela. ¿Tienen estereotipos sobre la vejez los futuros docentes? Revista de la Universidad de Costa Rica, 43 (2), 577-587. https://doi.org/10.15517/revedu.v43i2.32951
- Helpage International (2020). Edadismo, discriminación por edad de las personas mayores en respuesta a la Covid-19. Recuperado de https://www.helpage.org/spain/noticias/coronavirus-covid19-y-personas-mayores.
- Jezine, E., Prestes, E. T., Llavador, J. B. y López, A. M. (2020). Lifelong education. Social logics and analytical frameworks. Revista Lusofona de Educacao, 49(49), 179-197. https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle49.12
- Limón Mendizabal, M. R. (2018). Envejecimiento activo. Un cambio de paradigma sobre el envejecimiento y la vejez. Aula abierta, 47(1), 45-54. DOI: https://doi.org/10.17811/rifie.47.1.2018.45-54
- Limón Mendizabal, M. R., De Juanas Oliva, Á. y Rodríguez Bravo, A. E. (2021). Educación social de personas adultas y mayores. Desafíos ante la covid-19. Educació Social. Revista d’Intervenció Socioeducativa, 78, 129-149.
- Losada, A., Márquez, M., Jiménez, L., Pedroso, M.S., Gallego, L. Y Fernández, A.J. (2020). Diferencias en función de la edad y la autopercepción del envejecimiento en ansiedad, tristeza, soledad y sintomatología comórbida ansioso-depresiva durante el confinamiento por laCOVID-19. Revista Española de Geriatría y Gerontología, 55 (2), 272-278. https://doi.org/0.1016/j.regg.2020.05.005
- Losada-Baltar, A., Pinazo-Hernandis, S., y Ortiz Pérez, L. (2022). Llamamiento a las ciencias sociales y del comportamiento para fortalecer la Revista Española de Geriatría y Gerontología. Revista Española de Geriatría y Gerontología, 57(1), 3-4. https://doi.org/10.1016/j.regg.2021.11.003
- Majón, D., Pérez Salanova, M., Ramos, P. y Haye, A. (2021). Agencia y participación en la vejez de la generación" baby boom". Reclamación de espacios alternativos. Athenea Digital, 21 (1), e2696. https://doi.org/10.5565/rev/athenea.2696.
- Menéndez, S., Pérez-Padilla, J. y Maya, J. (2018). Empirical research of university programs for older people in Europe: a systematic review. Educational Gerontology, 44, 9. https://doi.org/10.1080/03601277.2018.1518459
- Monsalve, L. y Aguasanta, M. E. (2020). Nuevas ecologías del aprendizaje en el currículo. La era digital en la escuela. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa-RELATEC, 19(1), 139-154. https://doi.org/10.17398/1695-288X.19.1.139
- Morcillo, J. M. (2021). Programas intergeneracionales que fomentan la participación social de las personas mayores en España. Una mirada desde el Trabajo Social. Comunitania. Revista Internacional de Trabajo Social y Ciencias Sociales, 22, 103-118. https://doi.org/10.5944/comunitania.22.5
- Pérez Díaz, J. y Abellán García, A. (2018). Envejecimiento demográfico y vejez en España. Panorama social, 28, 11-48. Recuperado de https://www.euskadi.eus/contenidos/documentacion/doc_sosa_funcas/eu_def/adjuntos/P S28.pdf
- Pinazo-Hernandis, S. (2020). Impacto psicosocial de la COVID-19 en las personas mayore. Problemas y retos. Revista española de geriatría y gerontología, 55(5), 249. https://doi.org/10.1016/j.regg.2020.05.006
- Nuñez, V. (2002). La educación en tiempos de incertidumbre. Las apuestas de la pedagogía social. Barcelona: Gedisa
- Real Decreto 463/2020, de 14 de marzo, por el que se declara el estado de alarma para la gestión de la situación de crisis sanitaria ocasionada por el COVID-19. Recuperado de: https://www.boe.es/eli/es/rd/2020/03/14/463
- Sánchez, M. y Díaz, P. (2021). Active ageing policy in challenging production environments. A case study involving social partners in Spain. European journal of ageing, 1-12. https://doi.org/10.1007/s10433-021-00650-6
- Schmelkes, S. (2001). La combinación de estrategias cuantitativas y cualitativas en la investigación educativa. Reflexiones a partir de tres estudios. Revista electrónica de investigación educativa, 3 (2), 1-13. http://redie.uabc.mx/vol3no2/contenido-schmelkes.html
- Senent, J. M. (2011). La innovación educativa en educación social en la universidad de Valencia. Valencia: Universitat de Valencia.
- Sisamon, R. M. (2012). El análisis "DAFO" aplicado a la intervención en casos de personas en situación de exclusión social. Revista de trabajo y acción social, 51, 469-487.
- Tseng, M. H. y Wu, H. C. (2018). The geographic accessibility and inequality of community-based elderly learning resources: a remodeling assessment, 2009–2017. Educational gerontology, 44 (4), 226-246. https://doi.org/10.1080/03601277.2018.1452704
- UNICEF (2020). La educación frente al Covid-19. Propuestas para impulsar el derecho a la educación durante la emergencia. Madrid: UNICEF. Recuperado de https://www.unicef.es/sites/unicef.es/files/educa/unicef-educa-covid19-propuestas-proteger-derecho-educacion-emergencia-0.pdf
- Valle Aparicio, J. (2014). Educación permanente: los programas universitarios para mayores en España como respuesta a una nueva realidad social. Revista De La Educación Superior, 43(171), 117-138. https://doi.org/10.1016/j.resu.2015.03.003
- Villas-Boas, S., Ramos, N., Amado, J., Oliveira, A. L. D. y Montero, I. (2017). A redução de estereótipos e atitudes negativas entre gerações. O contributo da educação intergeracional. Laplage em Revista, 3, 206-220. DOI: https://doi.org/10.24115/S2446-6220201733365p.206-220
- Wu, Z., McGoogan, J. M. (2020). Characteristics of and Important Lessons From the Coronavirus Disease 2019 (COVID-19) Outbreak in China: summary of a Report of 72 314 Cases From the Chinese Center for Disease Control and Prevention. JAMA, 323 (13), 1239–1242. https://doi.org/10.1001/jama.2020.264