Lenguaje cinematográfico como proyecto de aprendizaje para estudiantes de la especialidad de inglés en el Grado de Educación Primaria

  1. Villalba Gómez, José Víctor 1
  1. 1 Universidad de Murcia - España
Journal:
Educación

ISSN: 2304-4322 1019-9403

Year of publication: 2019

Volume: 28

Issue: 55

Pages: 225-248

Type: Article

DOI: 10.18800/EDUCACION.201902.011 DIALNET GOOGLE SCHOLAR lock_openDialnet editor

More publications in: Educación

Abstract

Inspirado em projetos educacionais de cinema na escola, este artigo apresenta um projeto audiovisual para alunos da especialidade de inglês do Grau de Ensino Básico da Universidade de Murcia. Para conhecer a resposta dos nossos alunos diante deste tipo de proposta, estudamos um pré-teste realizado antes e depois do desenvolvimento do mesmo, extraindo informações relevantes sobre os conhecimentos, habilidades e atitudes dos nossos alunos antes do processo criativo, da gestão de ferramentas audiovisuais, das TIC e suas possibilidades didáticas. Finalmente, foi realizada uma análise iconográfica dos dezesseis curtas feitos. O objetivo principal é a resposta dos alunos do Grau, futuros professores, antes da prática de Metodologias de Aprendizagem Baseadas em Projetos Artísticos (ABPA).

Bibliographic References

  • Acaso, M. (2009). La educación artística no son manualidades. Nuevas prácticas en la enseñanza de las artes y la cultura visual. Madrid: Catarata.
  • Arenas, A. (1995). La televisión como herramienta didáctica. Comunicar, 4. Recuperado de https://www.revistacomunicar.com/index.php?contenido=detalles&numero=4&articulo=04-1995-10
  • Bellido, A. (1998). El aprendizaje del cine. Comunicar, 11(6). Recuperado de https://www.revistacomunicar.com/index.php?contenido=detalles&numero=11&articulo=11-1998-03
  • Calzadilla, M. (2002). Aprendizaje colaborativo y tecnologías. Revista Iberoamericana de Educación, 59(4). https://doi.org/10.35362/rie2912868
  • Clarembeaux, M. (2010). Educación en cine: memoria y patrimonio. Comunicar, 35(18). https://doi.org/10.3916/C35-2010-02-02
  • Fandos, M. (1994). El vídeo y su papel didáctico en Educación Primaria. Comunicar, 2. Recuperado de https://www.revistacomunicar.com/index.php?contenido=detalles&numero=2&articulo=02-1994-13
  • Ferro, C., Martínez, A. y Otero, M.C. (2009). Ventajas de uso de las TIC en el proceso de enseñanza-aprendizaje desde la óptica de los docentes universitarios españoles. Revista electrónica de Tecnología Educativa, 29. Recuperado de http://biblioteca.universia.net/html_bura/ficha/params/title/ventajas-uso-tics-proceso-enseñanza-aprendizaje-optica-docentes-universitarios-españoles/id/47702358.html
  • García-Valcárcel, A., Hernández, A. y Recamán, A. (2012). La metodología del aprendizaje colaborativo a través de las TIC: una aproximación a la opinión de profesores y alumnos. Revista Complutense de Educación, 23(1), 161-188. https://doi.org/10.5209/rev_RCED.2012.v23.n1.39108
  • García-Valcárcel, A., Basilotta, V. y López, C. (2014). Las TIC en el aprendizaje colaborativo en el aula de Primaria y Secundaria. Comunicar, 42, 65-74.
  • Hernández, A. y Martín, J. (2017). Concepciones de los docentes no universitarios sobre el aprendizaje colaborativo con tic. Educación XX1, 11(1). https://doi.org/10.5944/educxx1.17508
  • Hervás, D. (2015). ABPA, Aprendizaje Basado en Proyectos Artísticos. Aula de Secundaria. Barcelona: Graó.
  • Marín-Viadel, R. (2003). Didáctica de la educación artística. Madrid: Pearson Educación.
  • Marzábal, I. y Arocena, C. (2016). Películas para la educación. Aprender viendo cine, aprender a ver cine. Madrid: Cátedra.
  • Miravalles, L. (1998). Como disfrutar del cine en el aula. Comunicar, 11(6). https://doi.org/10.3916/C11-1998-10
  • Morilla, M. (1994). Televisión escolar «Las Montañas». Comunicar, 3. Recuperado de https://www.revistacomunicar.com/index.php?contenido=detalles&numero=3&articulo=03-1994-06
  • Mudet, A., Beltran, A. y Moreno, A. (2015). Arte como herramienta social y educativa. Revista Complutense de Educación, 26(2), 315-329. https://doi.org/10.5209/rev_RCED.2015.v26.n2.43060
  • Piscitelli, A. (2009). Nativos digitales. Dieta cognitiva, inteligencia colectiva y arquitecturas de la participación. Buenos Aires: Santillana.
  • Pérez, M. y Aguaded, I. (1994). Lenguaje y nuevos lenguajes. Comunicar, 2. Recuperado de https://www.revistacomunicar.com/index.php?contenido=detalles&numero=2&articulo=02-1994-05
  • Prendes, M., Castañeda, L. y Gutierrez, I. (2010). Competencias para el uso de TIC de los futuros maestros. Comunicar, 35(18). https://doi.org/10.3916/c35-2010-03-11
  • Roldán, J. y Marín-Viadel, R. (2014). Metodologías artísticas de investigación en educación. Málaga: Aljibe.
  • Ruiz, F. (1994). Cine y enseñanza. Comunicar, 3. Recuperado de https://www.revistacomunicar.com/index.php?contenido=detalles&numero=3&articulo=03-1994-10
  • Valencia Extra (2016). Educación y el Institut Valencià de Cultura organizan con-juntamente la jornada Edusiona’t amb les arts. Recuperado de http://valen-ciaextra.com/es/educacio-linstitut-valencia-de-cultura-organitzen-conjun-tament-la-jornada-edusionat-amb-les-arts/
  • Villafañe, J. y Mínguez, N. (2002). Principios de teoría general de la imagen. Madrid: Piramide.