Influencia del estilo interpersonal del entrenador sobre la motivación en deportistas de salvamento y socorrismo

  1. Cano, F. 1
  2. Montero, C. 1
  3. Cervelló, E. 1
  4. Moreno-Murcia, J.A. 1
  1. 1 Universidad de Murcia
    info

    Universidad de Murcia

    Murcia, España

    ROR https://ror.org/03p3aeb86

Revista:
Cuadernos de psicología del deporte

ISSN: 1578-8423 1989-5879

Ano de publicación: 2018

Volume: 18

Número: 1

Páxinas: 173-182

Tipo: Artigo

Outras publicacións en: Cuadernos de psicología del deporte

Resumo

Compatível com o quadro teórico fornecido pelo modelo hierárquico de motivação intrínseca e extrínseca (Vallerand, 1997), o presente trabalho analisou a existência de controladores de perfis técnicos em termos do que os motoristas que foram percebidos como percebido por seus atletas, bem os efeitos que estes estilos podem causar ao longo do tempo. 448 atletas participaram nadadores salva-vidas que completaram questionários duas vezes referindo-se ao mesmo clima, o apoio a autonomia, estilo de treinamento motorista, necessidades psicológicas básicas, motivação intrínseca e auto-confiança com pré-competitiva espaço-tempo entre os dois tiros seis meses. A análise de agrupamento mostrou a existência de treinador dois perfis, um a mais do que o outro motorista. O teste t de Student indicou diferenças entre os grupos, de modo que aqueles cujo treinador era menos motorista oferecido no primeiro tiro, maior pontuação na opinião atleta, comportamento autônomo, autonomia, competência e relacionamento com os outros, e menor no clima ego. Essas diferenças foram aumentadas em tomar dois, que foram encontradas também diferenças significativas na motivação intrínseca e auto-confiança para pré-competitivo que treinou técnicos com menos motoristas. Os resultados refletem a importância de estilos de treinamento vêm para alguns motoristas vista dos efeitos adaptativos que parecem levar à passagem do tempo em treinar atletas.

Referencias bibliográficas

  • 1. Adie, J. W., Duda, J. L., y Ntoumanis, N. (2008). Autonomy support, basic need satisfaction and the optimal functioning of adult male and female sport participants: A test of basic needs theory. Motivation & Emotion, 32, 189-199.
  • 2. Álvarez, M. S., Balaguer, I., Castillo, I., y Duda, J. L. (2009). Coach Autonomy Support and Quality of Sport Engagement in Young Soccer Players. Spanish Journal of Psychology, 12(1), 138-148
  • 3. Balaguer, I., Castillo, I., y Duda, J. L. (2008). Apoyo a la autonomía, satisfacción de las necesidades, motivación y bienestar en deportistas de competición: Un análisis de la teoría de la autodeterminación. Revista de Psicología del Deporte,17(1), 123-139.
  • 4. Balaguer, I., González, L., Fabra, P., Castillo, I., Juan Mercé, J., Duda, J. (2012). Coaches’ interpersonal style, basic psychological needs and the well- and ill-being of young soccer players: A longitudinal analysis. Journal of Sports Sciences, 30(15), 1619-1629.
  • 5. Bartholomew, K. J., Ntoumanis, N., y Tøgersen-Ntoumani, C. (2010). Te Controlling Interpersonal Style in a Coaching Context: Development and Initial Validation of a Psychometric Scale. Journal of Sport & Exercise Psychology, 32, 193-216.
  • 6. Biddle, S. J. H., Wang, C. K. J., Chatzisarantis, N. L. D., y Spray, C. M. (2003). Motivation for physical activity in young people: Entity and incremental beliefs about athletic ability. Journal of Sports Sciences, 21(12), 973-989.
  • 7. Brière, N., Vallerand, R., Blais, N., y Pelletier, L. (1995). Développement et validation d’une mesure de motivation intrinsèque, extrinsèque et d’amotivation en contexte sportif : l‘Échelle de motivation dans les sports (ÉMS). International Journal of Sport Psychology, 26, 465- 489.
  • 8. Castillo, I., Fabra, P., Marcos, D., González, L., Bartholomew, K. J., Fuentes, A., y Balaguer, I. (2010). El estilo controlador del técnico deportivo: análisis de las propiedades psicométricas. En J. Cruz, (Ed.), Adaptation and validation of questionnaires in Sport Psychology. Symposium conducted at VII Iberoamerican Congress of Psychology, Oviedo, Asturias.
  • 9. Castillo, I., Tomás, I., Ntoumanis, N., Bartholomew, K. J., Duda, J. L., y Balaguer, I. (2014). Psychometric properties of the Spanish version of the Controlling Coach Behaviors Scale in the sport context. Psicothema, 26(3), 409-414.
  • 10. Chantal, Y., Guay, F., Dobreva-Martinova, T., y Vallerand, R. J. (1996). Motivation and elite performance: An exploratory investigation with Bulgarian athletes. International Journal of Sport Psychology, 27, 173-182.
  • 11. Collin, J. L., Ryan G., y Simon J. R. (2014). Exploring the value of a coach intervention process within women’s youth soccer: a case study. International Journal of Sport and Exercise Psychology, 12(3), 245-257.
  • 12. Conde, C., Sáenz-López, Carmona, J., González-Cutre, D., Martínez Galindo, C., y Moreno, J. A. (2010). Validación del Cuestionario de Percepción de Soporte de la Autonomía en el Proceso de Entrenamiento (ASCQ) en jóvenes deportistas españoles. Estudios de Psicología, 31(2), 145-157.
  • 13. Conroy, D., y Coatsworth, J. (2007). Assessing autonomy-supportive coaching strategies in youth sport. Psychology of Sport and Exercise, 8, 671-684.
  • 14. Deci, E. L., y Ryan, R. M. (1985). Intrinsic motivation and self-determination in human behavior. New York: Plenum.
  • 15. Fortier, M. S., Vallerand, R. J., Brière, N. M., y Provencher, P. J. (1995). Competitive and recreational sport structures and gender: A test of their relationship with sport motivation. International Journal of Sport Psychology, 26, 24-39.
  • 16. Gagné, M., Ryan, R. M., y Bargmann, K. (2003). Autonomy support and need satisfaction in the motivation and well-being of gymnasts. Journal of Applied Sport Psychology, 15, 372-390.
  • 17. Guillet, N., Vallerand, R.J., Amoura, S. y Baldes, B. (2010). Infuence of coaches’ autonomy support on athletes’ motivation and sport performance: A test of the Hieratical model of intrinsic and extrinsic motivation. Psychology of Sport and Exercise, 11, 155-161.
  • 18. Guzmán, J. F., Carratalá, E., García-Ferriol, A., y Carratalá, V. (2006). Propiedades psicométricas de una escala de motivación deportiva. European Journal of Human Movement, 16, 85-98.
  • 19. Hair, J. F., Anderson, R. E., Tatham, R. L., y Black, W. C. (1998). Multivariate Data Analysis. Upper Saddle River, New Jersey: PrenticeHall.
  • 20. Hatzigeorgiadis, A., Zourbanos N., Mpoumpaki, S., y Teodorakis, Y. (2009). Mechanisms underlying the self-talk – performance relationship: Te efects of self-talk on self-confdenceand anxiety. Psychology of Sport and Exercise, 10, 186-192.
  • 21. Jaenes, J. C. (1999). Adaptación española del test CSAI-2 (Competitive State Anxiety Inventory-2): Un estudio en corredores españoles de maratón. En G. Nieto-García y J. Ginés de los Fayos (Eds.), Psicología de la actividad física y el deporte: Investigación y aplicación (pp. 97). Murcia: Sociedad Murciana de la Actividad Física y del Deporte.
  • 22. López-Torres, M., Torregrosa, M., y Roca, J. (2007). Características del «Flow», ansiedad y estado emocional en relación con el rendimiento de deportistas de elite. Cuadernos de Psicología del Deporte, 7(1), 25- 44.
  • 23. Martens, R., Burton, D., Vealey, R. S., Bump, L. A., y Smith, D. (1990). Te Competitive State Anxiety Inventory-2 (CSAI-2). En R. Martens, R. S. Vealey, y D.Burton (Eds.), Competitive Anxiety in Sport (pp. 77-98). Champaign, I ll: Human Kinetics.
  • 24. Montero, C., Moreno, J. A., González-Cutre, D., y Cervelló, E. (2013). Motivación, dirección de la autoconfanza y fow en judokas de alto nivel. European Journal of Human Movement, 31, 1-16.
  • 25. Moreno, J. A., Cervelló, E., y González-Cutre, D. (2007). Analizando la motivación en el deporte: un estudio a través de la teoría de la autodeterminación. Apuntes de Psicología, 25(1), 35-51.
  • 26. Moreno, J. A., Conte, L., Martínez Galindo, C., Alonso, N., González-Cutre, D., y Cervelló, E. (2011). Propiedades psicométricas del Peer Motivational Climate in Youth Sport Questionnaire (PeerMCYSQ) con una muestra de deportistas españoles. Psychometric properties of the Peer Motivational Climate in Youth Sport Questionnaire (PeerMCYSQ) with a sample of Spanish athletes. Revista de Psicología del Deporte, 20, 101-118.
  • 27. Moreno, J. A., González-Cutre, D., Chillón, M., y Parra, N. (2008). Adaptación a la educación física de la escala de las necesidades psicológicas básicas en el ejercicio. Revista Mexicana de Psicología, 25(2), 295-303.
  • 28. Ntoumanis, N., y Biddle, S. (1999) A review of motivational climate in physical activity. Journal of Sports Sciences 17, 643-665.
  • 29. Ntoumanis, N., y Vazou, S. (2005). Peer motivational climate in youth sport: Measurement development and validation. Journal of Sport and Exercise Psychology, 27, 432-455.
  • 30. Nunnally, J. C. (1978). Psychometric theory. New York: McGraw-Hill.
  • 31. Núñez, J. L., Martín-Albo, J. Navarro, J. G., y González, V. M. (2006). Preliminary validation of a Spanish versiono f the Sport Motivation Scale. Perceptual and Motor Skills, 102, 919-930.
  • 32. Pelletier, L. G., Fortier, M. S., Vallerand, R. J. y Brière, N. M. (2001). Associations among perceived autonomy support, forms of selfregulation, and persistence: A prospective study. Motivation and Emotion, 25, 279-306.
  • 33. Pelletier, L. G., Fortier, M. S., Vallerand, R. J., Tuson, K. M., Brière, N. M., y Blais, M. R. (1995). Toward a new measure of intrinsic motivation, extrinsic motivation, and amotivation in sports: Te Sport Motivation Scale (SMS). Journal of Sport and Exercise Psychology, 17, 35-53.
  • 34. Ryan, R. M., y Deci, E. L. (2000). Self-determination theory and the facilitation of intrinsic motivation, social development and well-being. American Psychologist, 55, 68-78.
  • 35. Ryan, R. M., y Deci, E. L. (2002). An overview of self-determination theory. In E. L. Deci, y R. M. Ryan (Eds), Handbook of self-determination research (pp. 3-33). Rochester, NY:university of Rochester Press.
  • 36. Ryan, R. M., y Deci, E. L. (2007). Self-determination theory and the promotion and maintenanceof sport, exercise, and health. In M. S. Hagger, y N. L. D. Chatzisarantis (Eds), Self-determination theory in exercise and sport (pp. 1-19). Champaign, IL: Human kinetics.
  • 37. Torregrosa, D., Belando, N., y Moreno-Murcia, J. A. (2014). Predicción de la satisfacción con la vida en practicantes de ejercicio físico saludable. Cuadernos de Psicología del Deporte, 14, 117-122.
  • 38. Treasure, D. C., Standage, M., Lemyre, P. N., y Ntoumanis, N. (2004). A longitudinal examination of motivation orientation and basic needs satisfaction in a sample of elite level swimming. Paper presented at the Second International Conference on Self-Determination Teory, Ottawa, Ontario.
  • 39. Tsopani, D., Dallas, G., y Skordilis, E. K. (2011). Competitive state anxiety and performance in young female rhythmic gymnasts. Perceptual and Motor Skills, 112, 549-560.
  • 40. Vallerand, R. J. (1997). Toward a hierarchical model of intrinsic and extrinsic motivation. En M. P. Zanna (Ed.), Advances in experimental social psychology (pp. 271-360). New York: Academic Press.
  • 41. Vlachopoulos, S. P., y Michailidou, S. (2006). Development and initial validation of a measure of autonomy, competence, and relatedness: the Basic Psychological Needs in Exercise Scale. Measurement in Physical Education and Exercise Science, 10, 179-201.
  • 42. Wang, C. K. J., y Biddle, S. J. H. (2001) Young people’s motivational profles in physical activity: A cluster analysis. Journal of Sport and Exercise Psychology, 23, 1-22.